Então lá estou eu no meio de pessoas diferentes, em um prédio diferente, localizado em um bairro fora das minhas rotas usuais de passagem nesta Belém que aprendi a tolerar. Como agora as coisas estão mais certas, eu digo abertamente: o Marcos Almeida, da banda brasileira de rock Palavrantiga, vem aqui em Belém pra fazer merchan e abrir caminho pra banda toda ano que vem.
E como a proposta é fazer ele circular, lá fui eu me meter pra uma Igreja Presbiteriana Unida. E não é que achei gente estranhamente familiar?
A discussão sobre o que é o Reino de Deus veio à tona. Alguém lembrou que tolerância e caridade poderiam ser os valores de base da "cultura do Reino". O reverendo, que apareceu por lá bem depois de iniciada a reunião, lembrou que o Reino "está em nós" (Lc 17:20-21). Claro que estou sumarizando bastante a discussão inteira, que teve exemplos retirados de Foucault e uma boa leva de antropologia cultural(ista - aliás, o culturalismo é uma comum entre cristãos querendo estudar fenômenos religiosos, não sei por quê. Quer dizer, eles nunca levam a coisa à sua última consequência lógica) e teologia existencialista e "liberal".
Sério gente, eu me senti em casa.
Como há muito tempo eu não me sentia.
A questão aqui é: isso é valendo? Ou somente a excitação do novo que anda me acometendo nesses tempos e pedindo passagem? E quando eu me cansar desse brinquedo, eu vou jogá-lo fora? Claro, considerando que é um brinquedo a coisa toda - é como eu disse pro reverendo: eu tenho a resposta "sim" e a resposta "não" pra quase todas as grandes perguntas de fé e teologia prática/teórica. Meu problema é decidir em qual deles eu acredito. Ou, e agora é adendo deste exato momento, se eu acredito na alteridade e pronto.
Durmam com essa.
sábado, 16 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Não acredito que o maluco do Palavrantiga esteve aqui em Santa Maria de Belém do Grão-Pará e NINGUÉM ME AVISOU DE PN.
Vocês não tinham o direito de fazer isso comigo, provincianos de mierda!
vou chingar muito no tuítis.
só vim aqui pra dizer que o filme tropa de elite 2 é do kralho...
vamo mandar o cap. nascimento pro inferno que o diabo não ta dando conta direito
hahahaha
Estive já por aqui e cá estou outra vez. Belo espaço para as letras, para a poesia, para o pensamento... para tornarmos mais claros nossos caminhos! Ao mesmo tempo em que te mobilizo para removermos este triste índice de 2 livros/ano por leitor brasileiro (na Argentina são dezoito livros/ano),
te convido a conhecer meus romances. Em meu blog, três deles estão disponíveis inclusive para serem baixados “de grátis”, em formato PDF.
Um grande abraço e boa leitura!
Gosto da da definição de Dallas Willard: O reino ou governo de Deus é o âmbito da Sua vontade eficiente; onde aquilo que ele quer que seja feito é feito.
Postar um comentário