sábado, 16 de outubro de 2010

O que é o Reino de Deus?

Então lá estou eu no meio de pessoas diferentes, em um prédio diferente, localizado em um bairro fora das minhas rotas usuais de passagem nesta Belém que aprendi a tolerar. Como agora as coisas estão mais certas, eu digo abertamente: o Marcos Almeida, da banda brasileira de rock Palavrantiga, vem aqui em Belém pra fazer merchan e abrir caminho pra banda toda ano que vem.

E como a proposta é fazer ele circular, lá fui eu me meter pra uma Igreja Presbiteriana Unida. E não é que achei gente estranhamente familiar?

A discussão sobre o que é o Reino de Deus veio à tona. Alguém lembrou que tolerância e caridade poderiam ser os valores de base da "cultura do Reino". O reverendo, que apareceu por lá bem depois de iniciada a reunião, lembrou que o Reino "está em nós" (Lc 17:20-21). Claro que estou sumarizando bastante a discussão inteira, que teve exemplos retirados de Foucault e uma boa leva de antropologia cultural(ista - aliás, o culturalismo é uma comum entre cristãos querendo estudar fenômenos religiosos, não sei por quê. Quer dizer, eles nunca levam a coisa à sua última consequência lógica) e teologia existencialista e "liberal".

Sério gente, eu me senti em casa.

Como há muito tempo eu não me sentia.

A questão aqui é: isso é valendo? Ou somente a excitação do novo que anda me acometendo nesses tempos e pedindo passagem? E quando eu me cansar desse brinquedo, eu vou jogá-lo fora? Claro, considerando que é um brinquedo a coisa toda - é como eu disse pro reverendo: eu tenho a resposta "sim" e a resposta "não" pra quase todas as grandes perguntas de fé e teologia prática/teórica. Meu problema é decidir em qual deles eu acredito. Ou, e agora é adendo deste exato momento, se eu acredito na alteridade e pronto.

Durmam com essa.

4 comentários:

Gil Costa disse...

Não acredito que o maluco do Palavrantiga esteve aqui em Santa Maria de Belém do Grão-Pará e NINGUÉM ME AVISOU DE PN.

Vocês não tinham o direito de fazer isso comigo, provincianos de mierda!

vou chingar muito no tuítis.

Unknown disse...

só vim aqui pra dizer que o filme tropa de elite 2 é do kralho...
vamo mandar o cap. nascimento pro inferno que o diabo não ta dando conta direito
hahahaha

João Bosco Maia disse...

Estive já por aqui e cá estou outra vez. Belo espaço para as letras, para a poesia, para o pensamento... para tornarmos mais claros nossos caminhos! Ao mesmo tempo em que te mobilizo para removermos este triste índice de 2 livros/ano por leitor brasileiro (na Argentina são dezoito livros/ano),
te convido a conhecer meus romances. Em meu blog, três deles estão disponíveis inclusive para serem baixados “de grátis”, em formato PDF.
Um grande abraço e boa leitura!

Daniel disse...

Gosto da da definição de Dallas Willard: O reino ou governo de Deus é o âmbito da Sua vontade eficiente; onde aquilo que ele quer que seja feito é feito.