quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Feliz Natal

Já falei ano passado sobre o quanto eu acho uma palhaçada essa história de não comemorar Natal porque é "festa pagã".

Sabe o que eu digo esse ano, em adição ao passado?

Armem suas árvores, comprem suas cidras (ou até bebidas alcoólicas, ora essa!), enfeitem a sua casa, cumprimentem todos com um "Feliz Natal" bem sonoro, sorriam e sejam cordiais. Comprem seus presentes para quem vocês quiserem, embalem tudo em bonitos papéis temáticos vermelho-verde. Cantarolem cantigas (não esqueçam da Noite Feliz, e tb O Holy Night)! Sejam natalinos, pelo amor de Deus!

Ah, o que me lembra: Feliz Natal pra todos!

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

#FaloMermo

O que a venda de água benta do Waldomiro Santiago (a.k.a Igreja Mundial do Poder de Deus), a oração da propina, as inúmeras denúncias de retorno à magia que pesam sobre a IURD, o tal do "paipóstolo", as prosperidades e unções de sucesso (financeiro, sobretudo - ei, amor, felicidade e coisas assim, virou mercadoria pessoas!) têm em comum?

Nelas Deus é capacho, objeto de troca, barganhador, um mesquinho que não se importa de verdade com o que cria. Só ajuda porque recebe algo em troca, o tal "sacrifício".

Sabem por que a corte é necessária? Porque é mais fácil proibir isso e aquilo que mudar a forma que homens e mulheres vêm a si mesmos e o Outro. O Cristianismo atual falha em modificar caráter, em converter (metanoia - mudança de direção, de rumo) o crente; animalzinho de rebanho balindo seus pedidos de bênçãos, ignorando que dele é requerido um caminho mais alto.

Sabem por que vemos "crentes" fazendo coisas frontalmente contra a Palavra - roubando, matando, expulsando filh@ de casa, engravidando mulheres e sumindo, estuprando, colocando dinheiro, cônjuge, namorad@, posses materiais/ideais na frente Dele "em nome de Deus"?

Porque não convertemos ninguém. Nós mudamos seus hábitos, seus trejeitos, suas roupas, linguagem, visão de mundo, sentimentos. Não elas mesmas.

E nem poderíamos.

Somente Ele faz isso. E olha que desconfio que Ele está preferindo trabalhar onde Lhe apraz: nos bastidores, longe dos holofotes das grandes reuniões/cruzadas/shows.

#falomermo

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Ocupado

Estou ocupado demais com o fim do semestre na universidade pra me ocupar com pensamentos profundos; para vociferar danação à destruição do Sagrado pela técnica de marketing (ou qualquer outra); para estabelecer limites à minha auto-investigação semi-paranóide; para ultrapassar estes mesmos limites, sublimando impulsos e dando ouvidos àquelas esferas de mim que (quase) nunca têm voz no meu fórum privado; para inventar palavras e orquestrar maravilhosamente sentenças que dizem muito (pouco?) sobre qualquer assunto que seja; para acreditar que depois dessas chuvas o sol vai esquentar o asfalto de novo; para olhar para o "eterno retorno" e não desesperar. Enfim, ocupado demais para fazer qualquer outra coisa que não seja estar ocupado demais.

É fim de semestre. Mas nunca, nunca mesmo, é o fim de estudo. Prossigo crendo. Prossigo descrendo. Prossigo enganando e desenganando. No fim, é só isso que posso fazer.

Até o próximo semestre.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Excurso: Sobre o Tino de Chimeia

Você nunca está certo e nunca vai entender alguma coisa de verdade sobre a sociologia. Você vai ficando louco quando começa a achar que entende... São na verdade só os bons lampejo que você aproveita para si mesmo, mas vai sobreviver de fato dos enganos que atinge ao tentar acertar o que não está afim de estar.


Gostaram?

É dum blog de um amigo meu, que voltou à ativa. E realmente resume o que sinto, não só em relação ao que compartilho com ele em matéria de conhecimento e ethos, i.e., a sociologia, mas também o que sinto em relação ao que não compartilho com ele, a fé cristã.

Ou melhor, o que sinto em relação à vivência da fé cristã dentro de uma instituição humana que carrega o Seu nome historicamente, e carrega-O meio desajeitadamente, num carro de boi qualquer.

Eu tenho a nítida impressão que vivo de enganar os outros, por amor a eles mesmos.

Acward, not?